Busca

Todo este blog e os textos que contém aqui estão protegidos por direitos autorais. Licença Creative Commons
O trabalho Arte - Loucura de Jean E. Costa da Silva foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em arte-loucura.blogspot.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em jeanely@gmail.com.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Paixão x Amor - Concepção.

Paixão; enquanto for recíproco e equilibrado permanece, e depois pode transformar-se numa coisa muito mais bonita, chamada amor.


Eu tento ver esse tipo de sentimento de uma forma metafórica, pra facilitar a compreensão.

Primeiro a gente vê, e se sente atraído, sente desejo, é como se fosse uma pequena semente.
Depois a gente conhece mais de perto(ou acha que conhece) e se sente constantemente atraído, e isso vai crescendo(e o desejo aumentando) até tirar seu sono por planejar estar próximo à aquela pessoa no dia seguinte, que de alguma forma inexplicável e nada racional você à vê como se fosse a pessoa mais fascinante no mundo, perfeitamente adequada e feita apenas para você, eu vejo como se fosse uma pequena planta, que vai brotando, e crescendo cada vez mais.

Depois a gente começa achar que tudo são flores, a gente se encontra tão inundado pelo outro que talvez até se sinta sufocado, e ao mesmo tempo quer tragar o objeto de paixão mas aí que a gente começa à descobrir que nem tudo são flores.


Depois vem o ponto mais decisivo, a intimidade, a vontade de compartilhar, mas que nem sempre é recíproca, e às vezes pode acabar resultando em coisas ruins.


Quando a planta cresce, os amantes amadurecem, e sobrevivem, finalmente a pequena planta pode se tornar árvore, é aí que vem a compreensão do que é amor, amor é duradouro, pois é recíproco(ao menos é essa a idéia), não tão platônico nem tão surreal, nem tão fulminante(como a paixão) pois é racional, o amor é a aceitação, a comodidade, é quando você se vê em conjunto, você e o outro, e o outro vê da mesma forma(raro, eu sei), e é a partir daí que a árvore poderá dar frutos.


Amor é eterno, pois amor é a vontade de completar o outro sem precisar se preocupar em se sentir completo, pois a compreensão de que é recíproco vai além de qualquer palavra, a paixão é apenas efêmera e passageira.




As pessoas hoje em dia banalizam o conceito de amor, confundem amor com paixão, se decepcionam e falam: "Nunca mais quero amar ninguém." O problema é que as pessoas esperam mais do amor, mas não se preocupam com o que o amor espera delas. :)


Por isso que eu digo que para se encontrar o verdadeiro dito cujo amor, é necessário deixar o ego em segundo plano, mas, quem disse que as pessoas fazem isso?(A maioria, é claro, as excessões podem fazer muita diferença)

Nenhum comentário: